Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

SP: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO SESC SANTO ANDRÉ COMEMORA CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA

Compartilhe

Em clima de festivos juninos, o SESC Santo André apresenta neste mês uma programação especial gratuita para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga. Grupos como Baião de Dois Mais Eu e Gonzaga do Sambaião homenageiam o Rei do Baião, nascido em 13 de dezembro de 1912.

Com entrada livre para todos os públicos, a programação também traz a oficina lúdica infantil “Danças Brasileiras” e espetáculo “Luiz Gonzaga e as Danças Brasileiras”, ambos do Núcleo Fervo de Criação e Mundo Fuá.

Autor de tradicionais sucessos como “Xote das meninas”, “Asa Branca” e “Pagode Russo”, o sanfoneiro, intérprete e compositor, conhecido como Gonzagão, despontou como referência da música brasileira a partir da década de 1940.

O sanfoneiro, ainda hoje inspiração para as novas gerações, será representado pelos grupos com releituras de suas canções. Idealizado pela cantora e pesquisadora Marina Fossa (voz e triângulo) para fortalecer sua relação com a música popular nordestina, o Baião de Dois Mais Eu é formado também pelos músicos Cleber Silveira (sanfona e voz) e Marcio Sorriso (zabumba). Formado por jovens atuantes no cenário musical paulista, o grupo fará uma apresentação apenas instrumental, no dia 21 de junho.

O último show da programação especial acontece no dia 28 de junho, apresentado pelo Gonzaga do Sambaião. Além dos tradicionais instrumentos sanfona, zabumba e triângulo, o conjunto usa o cavaco e o pandeiro em releitura com samba para contar a história do forró e suas vertentes.

Em paralelo às apresentações musicais, haverá atividade infantil. A extensa obra do mestre da sanfona é apresentada aos pequenos no dia 1 de julho pelo espetáculo do Núcleo Fervo de Criação e Mundo Fuá, “Luiz Gonzaga e as Danças Brasileiras”. Com cenário e personagens do sertão nordestino, valoriza sua riqueza cultural e histórica com coreografias que misturam passos, trupés e desenhos. Encenações de uma grande quadrilha, frevo, maracatu, ciranda, coco e cavalo-marinho ou bumba meu boi fazem parte da montagem, que convida o público para participar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

• BAIÃO DE DOIS MAIS EU
21 de junho | Quinta-feira, às 20h | Local: Lanchonete

• GONZAGA DO SAMBAIÃO
28 de junho | Quinta-feira, às 20h | Local: Lanchonete

DESTAQUE INFANTIL:

• LUIZ GONZAGA E AS DANÇAS BRASILEIRAS
01 de julho | Domingo, às 15h | Local: Área de Convivência

• SERVIÇO
SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André – SP.
Informações: (0xx)11 4469-1200
www.sescsp.org.br

Acesso para deficientes físicos

Estacionamento no próprio SESC: R$ 2,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)

Alteração – Horário de Funcionamento
A partir de 7 de julho, aos sábados, domingos e feriados, o SESC Santo André funcionará das 10h às 18h30.

Compartilhe