Um dos mais famosos pontos turísticos do Rio Grande Norte, a Praia de Pipa, recanto paradisíaco no município de Tibau do Sul, se transforma a partir do próximo sábado (20) numa grande cozinha cheia de cultura e sabor, com a 8ª edição do Festival Gastronômico da Pipa. O evento acontece até o dia 28 de outubro, e este ano homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012.
A abertura do festival está prevista para às 19h do sábado (20), na Praça do Pescador, com a preparação de um grande “Baia de Dois” comandado pela chefe Marcela Martins. O prato poderá ser degustado por todos, e a arrecadação será destinada ao Projeto Afeto.
O objetivo do festival segundo seu idealizador, Claudio Freitas, é promover a valorização da cultura e gastronomia regional. Na programação estão palestras, workshops, oficinas gastronômicas e exposições temáticas. Além de eventos internos, como o “Degusta Pipa”, feirinha de comidas regionais a preços populares e o “Concurso Novos Talentos”, que estimula e valoriza estudantes da área da gastronomia, o tema da disputa esse ano será a “ Macaxeira”, prato típico da culinária potiguar.
Aliado ao sabor regional, a programação do Festival Gastronômico da Pipa também traz a cultura potiguar com apresentações folclóricas e shows musicais de artistas locais. Além disso, será exibido um documentário sobre a vida e obra do ícone da cultura nordestina, Luiz Gonzaga, o homenageado no festival.
De acordo com Claudio Freitas, “o evento surgiu em 2004 para divulgar o destino Pipa e seu cenário gastronômico, e hoje tomou outras proporções bem maiores, pois envolve a comunidade para melhorar o fluxo turístico e consequentemente a geração de renda”, diz.
O carro chefe do evento é o “Concurso Gastronômico”, que tem como principal objetivo a divulgação e a valorização da gastronomia regional, já que é restrita a participação de restaurantes do lugar.“Realizamos um grande concurso, onde os restaurantes são avaliados pelo público, não pelo quesito técnico”, diz Claudio Freitas.
São quatro, as categorias do concurso: Prato principal (almoço ou jantar); Lanche (crepes, pizzas, sanduíches); Petisco (entradas, tira-gostos) e Sobremesa (diversas pizzas e/ou crepes se forem doces). “O concurso garante a liberdade aos cozinheiros para criarem seus pratos, mas devem dar destaque a nossa cultura gastronômica”, acrescenta.
Os restaurantes inscritos vão a júri popular e são avaliadas pelo “Guia do Festival”, uma publicação com receitas que pode ser adquirida durante o evento para quem deseja participar da escolha dos melhores pratos. Nele, estão encartadas as fichas de votação, que podem ser destacadas e depositadas em urnas espalhadas nos estabelecimentos.
“São três quesitos avaliados: a estética ou apresentação do prato, sabor e aroma do prato e a harmonia das combinações dos ingredientes” conta Freitas.” O diferencial do Livro de Receitas é que nesta edição do festival ela terá seu formato editado em Cordel, devido à temática do evento”, finaliza.
Serviço:
O que:Festival Gastronômico da Pipa
Onde: Praia de Pipa- Tibau do Sul, Rio Grande do Norte
Quando: De 20 a 28 de outubro
Outras informações: contato@festivalgastronomicodapipa.com.br ou pelos telefones
(84) 9988-6781 e 91966751