O compositor pernambucano Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que completou 100 anos em dezembro de 2012, será homenageado por três blocos de rua no carnaval deste ano. Bloco da Ansiedade, Me Esquece e Empolga às 9 fizeram preparativos especiais para lembrar a obra do músico, falecido em 1989. Neste carnaval os foliões vão sentir um pouco do clima dos nordeste, seja nos figurinos ou no ritmo das baterias.
O Bloco da Ansiedade, que desde 1997 leva o frevo às ruas do Rio de Janeiro, preparou diversas homenagens. O artista plástico pernambucano Fernando Carvalho, fundador do bloco, produziu um boneco do Gonzagão, no mesmo modelo daqueles do carnaval de Olinda. E no dia do desfile serão apresentadas canções do Rei do Baião adaptadas ao ritmo do frevo.
— Sempre homenageamos compositores nordestinos, em 2012 foi o Alceu Valença. Para este ano, nada melhor que lembrar de Luiz Gonzaga — afirmou Carvalho.
Já estão sendo vendidas as camisetas do bloco, estampadas com o rosto do compositor. No dia do desfile a organização pretende colocar à venda chapéus de cangaceiro, além das tradicionais sombrinhas de frevo.
No Jardim Botânico, o desfile do Me Esquece também vai recordar a carreira do músico pernambucano. Além de um samba-enredo com referências à obra de Gonzagão, a bateria do bloco vai desfilar de cangaceiro, com a madrinha Karen Motta vestida de Maria Bonita e o mestre Carlos Santana, o Negão, como Lampião.
Já o bloco Empolga às 9 vai homenagear quatro artistas brasileiros centenários: Nelson Rodrigues, Jorge Amado, Vinicius de Moraes e Luiz Gonzaga. O maestro da bateria Leonardo Mesquita revelou que, quando o samba-enredo fizer referência a Gonzagão, a bateria vai sair do samba e entrar no ritmo do xote.
— Temos a ideia de fazer com que cada ala da bateria se vista com algum apetrecho que represente um homeageado — contou Mequista.