fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

PE: Cartunista pernambucano retrata a importância de Vitalino em HQ

Compartilhe

Mestre Vitalino, um dos ceramistas mais conhecidos do Brasil, festejaria seus 103 anos nesta terça-feira (10). Comemorando a data in memorian, o cartunista Sill lança a segunda edição da sua HQ “Vitalino, o menino que virou mestre”. Por enquanto, a biografia em quadrinhos está à venda apenas no site do cartunista, e custa R$ 27.

A HQ conta a biografia do Mestre Vitalino com textos e desenho de Sill, que fez uma pesquisa com os filhos do artesão: “Todo o diálogo da história é da minha autoria. Existem alguns textos de outras pessoas, de abertura. Mas os textos da HQ eu construí graças a pesquisas, sendo a maior diretamente com os filhos de Vitalino; conversei com eles pra tirar algumas dúvidas”, explicou o conterrâneo do mestre, que também mora em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

A história do menino pobre que nasceu em 10 de julho de 1909, e ainda criança começou a retratar a cultura do seu povo em bonecos de barro, é contada em 103 páginas, no estilo simples de Sill. “Tentei passar a história de Vitalino de uma forma que tanto as crianças quanto os adultos possam compreender a trajetória”, conta o cartunista. O estilo simples também seria influência do próprio Vitalino: “Acredito que ele influencie meus traços, que são bem simples. Tento atingir as pessoas com coisas simples, e foco no humor, como o meu livro anterior, ‘Cordel Comix’, ou com algo mais paradidático, como este trabalho”, comenta Sill.

Com produção executiva e projeto gráfico de Alice Santos, a segunda edição traz um capítulo inédito, que fala sobre a reivindicação dos filhos do artesão, Manoel e Severino Vitalino, para que o trabalho do pai seja reconhecido, e tenha acesso aos direitos trabalhistas.

Compartilhe