Faleceu nesta noite de quinta-feira (16) em Natal o ex-presidente da Câmara Municipal de Caicó, Basílio Ginane. De acordo com familiares em contato com o Blog do Marcos Dantas, sua morte foi de causa natural. Familiares ainda não confirmaram o horário e local do sepultamento. Basílio, quando vereador foi o autor do projeto que concedeu o titulo de Cidadão Caicoense ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Segue a matéria feita pelo Blog com Basílio, no dia 14 de dezembro de 2012:
Quando do primeiro encontro com Luiz Gonzaga em 1944, o caicoense Basílio Ginani jamais imaginou que os dois se tornassem grandes amigos. Nem que sua casa em Caicó passasse a ser a guarida preferida do “Rei do Baião”, sempre quando aparecia pelas bandas do Seridó. Apesar dos anos que passaram, Basílio lembra com saudade os bons tempos ao lado de Gonzagão. “Eu conheci ele numa rádio no Rio de Janeiro, daquele dia pra cá me tornei um fã de seu trabalho”, disse em entrevista à Rádio Caicó AM.
O tempo se encarregou de colocar os dois em caminhos opostos: Luiz Gonzaga na música e Basílio Ginani na política. Os dois voltaram a se encontrar anos depois em Caicó, e foi graças ao titulo de cidadão Caicoense, recebido por Luiz Gonzaga e entregue por Basílio, presidente da Câmara Municipal na época que eles se aproximaram de uma vez por todas. “Me lembro como se fosse hoje, eu subindo no palco onde ele apresentou um show na praça pública de Caicó, e entregando o titulo de cidadão nas mãos dele”, disse.
Daí em diante, Basílio perdeu as contas de quantas vezes recebeu em sua casa a visita de Luiz Gonzaga. Cada visita era uma festa. “A vizinhança e os meus amigos quando tomavam conhecimento de que ele estava aqui, vinham ao seu encontro, e ele fazia questão de tocar sua sanfona”, relembrou. Basílio Ginane também gostava de tocar, e inclusive tinha uma sanfona em casa, que o próprio Gonzagão pediu pra leva-la ao Rio de Janeiro e recuperou deixando-a “novinha em folha”. “Mas ele já foi logo avisando que a despesa era por minha conta”, brincou. Aos 96 anos de idade e morando em Natal, Basílio Ginane recebeu recentemente um presente de sua neta Jannine Ginani. Foi assistir no cinema o filme “Luiz Gonzaga, de Pai para Filho”. E ele garante que gostou, mas confessa ter tido alguns exageros no roteiro do filme com relação a vida de Luiz Gonzaga.