fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

Inauguração do Cais do Sertão Luiz Gonzaga é adiada para 2014

Compartilhe

Prevista para ocorrer sexta (13), a inauguração do Cais do Sertão, museu no Recife dedicado à obra de Luiz Gonzaga, foi adiada para 2014. A mudança foi motivada pela complexidade técnica na hora de instalar o projeto, segundo a direção do equipamento. A partir de janeiro, todas quartas-feiras à noite, o público poderá visitar gratuitamente a montagem do acervo. A expectativa é que ele abra para testes em 24 de fevereiro, ficando definitivamente pronto antes da Copa do Mundo.

O museu está sendo instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, na Avenida Alfredo Lisboa, próximo ao Marco Zero, na área mais antiga da capital pernambucana. “O museu tem condições técnicas muito agressivas e equipamentos caros para serem instalados, e nós estamos ainda com um ambiente hostil, como poeira e maresia. Além disso, estamos tendo que experimentar soluções para demandas que encontramos, como problemas acústicos e nas projeções, soluções que não temos ofertadas no mercado”, explicou o coordenador-executivo do Cais do Sertão, Gilberto Freyre Neto.

Está pronta a estrutura física, o mobiliário, os suportes expositivos e a parte elétrica. O acervo com réplicas de objetos e vestimentas usadas por Gonzaga, esculturas, painéis, esculturas, instalações criadas por vários artistas e intervenções tecnológicas também já foram finalizados. Outras peças e objetos começarão a ser instalados após o local passar por uma limpeza. O orçamento do museu não mudou: ele custa R$ 97 milhões, com recursos do Ministério da Cultura e Governo do Estado.

A abertura aconteceria na data em que Luiz Gonzaga completaria 101 anos. O Cais do Sertão Luiz Gonzaga está dividido em dois módulos e o primeiro deve ser inaugurado antes da Copa. Com pouco mais de 2.000 metros quadrados, nesse espaço será instalada a exposição permanente que propõe uma imersão na cultura do Sertão e na obra do Rei do Baião, com trabalhos especialmente criados e intervenções tecnológicas.

O segundo módulo corresponde ao centro cultural, com auditório, salas para oficinas, restaurante, café e espaços de ambientação e convivência, totalizando uma área com mais de 5.000 metros quadrados. As obras físicas desse módulo estão em fase de execução, com previsão de inauguração no final de 2014.

Visitas guiadas
A partir de 8 de janeiro, ocorrerão visitas técnicas semanais, às quartas-feiras, a partir das 19h, com cerca de 40 minutos de duração. Os interessados poderão adquirir ingressos gratuitos por meio do site do Cais do Sertão, que ainda será lançado.

Em grupos de 50 pessoas, os visitantes irão assistir vídeos sobre o museu e depois percorrer a área de exposição, acompanhando a construção dos espaços, montagem e instalação das peças. Outras ações educativas e momentos de interação estão previstos nessas visitas, como a pintura do mural “Ir e Vir”, de Derlon Almeida.

A previsão é que em 24 de fevereiro ocorra uma “abertura soft”. “Nessa época, os espaços já estarão prontos, disponíveis, mas com horários de visitação reduzidos para a experimentação do museu, para controlar o ambiente, o público e aprender com ele, é como um ensaio, visando a Copa do Mundo, quando já estaremos funcionando normalmente”, disse Freyre.

Compartilhe