fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

GENNARO, O MESTRE DA SANFONA E SUA TRAJETÓRIA NA MPB.

Compartilhe

Foi aos 12 anos de idade, que ele ganhou do pai sua primeira sanfona. Também foi do pai que criou inspiração para tocar o instrumento como autodidata.
Ao completar 14 anos, foi com a família para o Rio de Janeiro, saindo da sua cidade Natal, Maribondo, que fica no interior do estado de Alagoas.
Dois anos mais tarde já ganhava seus “trocados” como instrumentista profissional, tocando em bares, boates e eventos particulares.
Em 1975, Marinês,  que ficou conhecida como a rainha do xaxado e que esteve sempre ao lado de Luiz Gonzaga, convidou o jovem Gennaro para fazer parte de sua banda.
O talento do sanfoneiro chamou a atenção da gravadora CBS, uma das maiores gravadoras no Brasil. Foi nela que Gennaro chegou a gravar 3 LP’s , em que em um deles, a faixa instrumental “Forró Pifando”, de sua autoria, tocou nas maiores rádios do Nordeste. 
Os artistas do Nordeste conquistava espaço no sul do Brasil. Entre eles o paraibano Zé Ramalho, que no início da década de 80, convidou Gennaro para fazer parte de sua banda.
No ano seguinte, em 1981, já consagrado como o rei do Baião, Luiz Gonzaga faz o convite a Gennaro para o acompanhar no período junino em suas apresentações.
Com contrato assinado com Gonzagão,  Gennaro teve que substituir o vocalista Lindú, do famoso Trio Nordestino. Desta forma Luiz Gonzaga cedeu Gennaro para o Trio, que assinou contrato com o novo integrante. Lindú que passou algum tempo internado, acabou falecendo, o que fez de Gennaro o mais novo sanfoneiro e vocal do Trio.
Foram 11 anos no comando do Trio Nordestino, onde gravou dez discos pelo selo Copacabana, lançando grandes sucessos como ” Neném Mulher”, considerado um clássico do forró de autoria do saudoso Pinto do Acordeon.
Já em 1992, Gennaro seguiu em carreira solo. Após os 11 bem sucedidos anos ao lado do Trio Nordestino. 
Ele deixou a cidade maravilhosa para morar no Recife, capital do estado de Pernambuco, onde passou a gravar e a produzir com vários artistas pernambucanos.
Em 2018, a França se rendeu aos acordes do cantor e sanfoneiro. Foi na cidade de Lille, que Gennaro fez o seu primeiro show internacional. O alagoano participou do Festival “Lille Vamo que Vamo”. No aniversário de 60 anos do Trio Nordestino, onde passou 11 anos , Gennaro recebeu uma homenagem no Festival Baião in Lisboa, em Portugal, onde gravou o seu primeiro DVD.
As portas na Europa se abriram. Gennaro ao lado de um jovem sanfoneiro mineiro,  Fabiano Santana, em 2019, foram convidados para protagonizar o filme “ESTRADAR”, do cineasta brasileiro Fred Alves, natural do estado de Pernambuco e atualmente residente em Lisboa, que se tornou produtor internacional do artista.
O filme que foi rodado nas cidades de Berlin e Aachen,  na Alemanha; Lisboa e Porto, em Portugal, foi destaque na TV Globo em alguns estados do nordeste, no Brasil e teve sua estreia no cinema, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife.
Devido ao sucesso do filme e aos anos morando na região metropolitana do Recife,  Gennaro recebeu o título de cidadão pernambucano , pela mãos do atual governador do estado,  Paulo Câmera.
Com a chegada da pandemia da Covid-19, e a suspensão temporária dos shows, Gennaro fez parte do projeto, que recebeu o nome de “Vou Contar pra Vocês”, onde o músico deu aulas de sanfona de forma presencial em um teatro da cidade do Recife, que leva o nome do escritor Ariano Suassuna.
Os alunos assistiram aulas de forma gratuita , dadas pelo sanfoneiro, em forma de espetáculo.
E os projetos não param por aí. Em 2022, Gennaro segue turnê em 5 países ainda não divulgados, com o apoio da Embratur, onde estará também divulgando o seu mais recente lançamento já presente nas plataformas digitais, o “The Master Colab Instrumental”, produzido e lançado em 2020, pelo músico Fabiano Santana, parceiro de Gennaro no filme Estradar. 
Para seguir o artista, que se tornou referência do forró e da MPB, basta acessar seu perfil no Instagram.
@mestregennaro

Compartilhe