As celebrações do centenário de Luiz Gonzaga terminarão em grande estilo. No dia 13 de dezembro deste ano, o Recife Antigo receberá o Cais do Sertão, o Museu de Luiz Gonzaga, um espaço com 7.500 metros quadrados de área construída que mostrará ao mundo a história de um dos mais importantes artistas brasileiros. A casa de Gonzagão será instalada no antigo Armazém 10, próximo ao Marco Zero do Recife.
Com um investimento de R$ 97 milhões, de recursos do Ministério da Cultura e do Governo de Pernambuco, o projeto foi firmado através de convênios com o porto do Recife, Porto Digital e com a Fundação Gilberto Freyre. O espaço será dividido em dois módulos. A primeira parte será o museu, que já está com 100% das obras concluídas e quase pronto para receber o público. O conteúdo está em fase de produção e implantação.
Já o outro módulo deve abrigar um centro cultural, que ainda está sendo construído e deve ficar pronto no final de 2014. O espaço contará com auditório, salas para oficinas, restaurante, cafeteria e espaço de convivência.
Para o neto de Gilberto Freyre, a principal proposta do projeto é abrigar o acervo de Gonzagão e reverenciar a obra do grande artista. “O Cais do Sertão terá uma infraestrutura de segurança que nos permitirá trazer para Pernambuco obras de arte de altíssimo valor, viabilizando a vinda de grandes exposições internacionais”, ressalta Gilberto Freyre Neto, que também é coordenador de projetos da Fundação Gilberto Freyre.