fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

Catálogo da Música de Sergipe será lançado quarta-feira (18/09)

Compartilhe

A ideia surgiu em 2010, mas foi apenas em 2012, através do Edital do Núcleo de Apoio à Pesquisa para a Cultura (NAPEC/SECULT), promovido em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (FAPITEC/SE), que a pesquisadora Verlane Aragão pôde dar força a sua pesquisa sobre a Cadeia Produtiva da Música em Sergipe.

Através do projeto intitulado ‘Economia Política da Música’, Verlane fez um grande estudo para analisar a realidade da cadeia produtiva da música no Estado, realizando um verdadeiro trabalho de catalogação com os artistas, técnicos e empresas envolvidas com a área da música em Sergipe.

Em maio deste ano, a pesquisadora e sua equipe lançaram a versão online do Catálogo da Música de Sergipe, e estabeleceram mais um prazo para que mais músicos fizessem seu cadastro e pudessem participar da versão impressa, que será lançada na próxima quarta-feira, 18 de setembro, a partir das 18h, no Museu da Gente Sergipana.

Segundo a pesquisadora, a versão impressa do catálogo dá mais credibilidade e força a pesquisa. “Estamos com isso estabelecendo parâmetro para poder, não só continuar fazendo esse mapeamento da música, como também o catálogo. Além disso, é importante lembrar que o Catálogo Online continua recebendo novos cadastros, o que nos proporcionará em 2014 um mapeamento ainda maior, não só em quantidade mais também em variedade de estilos”, frisa.

O catálogo conta com dados de cerca de 400 pessoas e entidades da música sergipana, divididos nas categorias ‘Artistas’ (solo/banda); ‘Entidades, grupos e organizações’; ‘Empresas e fornecedores’; ‘Escolas e profissionais de ensino’; ‘Festivais e casas de show’; ‘Produtores’; e ‘Profissionais e técnicos’.

Verlane Aragão informa ainda que todos as pessoas e entidades cadastradas receberão um exemplar e além disso, o material será distribuído de forma gratuita nas Secretarias de Cultura, prefeituras municipais de Sergipe e Centro Culturais do Brasil.

Além da Fapitec e Secult, o Catálogo da Música de Sergipe tem o apoio do Instituto Banese e Sebrae.

Compartilhe