Nesta terça(2), foi apresentado o balanço geral dos números do São João da cidade de Caruaru, no Centro Multicultural localizado no Alto do Moura.
O atual prefeito em gestão, Rodrigo Pinheiro comemorou os números que de forma positiva ultrapassaram a espectativa comparada ao São João do ano passado.
Mais de 35 empresas patrocinadoras fizeram deste São João o melhor de todos os tempos na capital do forró.
Em 72 dias de evento, foram comtemplados 27 polos culturais na zona rural e na zona urbana,com mais de 1.300 atrações nos segmentos da música, Dança, Exposições, Literatura, Teatro, Grupos culturais e oficinas.
25.455 artistas se apresentaram neste período, sendo 21.147 caruaruenses.
O que difere do São João de Campina Grande na Paraíba, que deixou de fora centenas de artistas da terra não contemplando o cachê dos mesmos, o que gerou muita polêmica nas redes sociais com desabafos de trios, bandas e cantores campinenses que não foram comtemplados nas grades.
Apesar de polêmicas em torno de alguns artistas contratados por Caruaru, a cidade lançou sua grade com 83% de seus artistas da terra, com cachês reajustados desde do ano passado.
Foram calculados mais de 4.200 horas de música e pela primeira vez na atual gestão , a Prefeitura de Caruaru paga os direitos autorais dos compositores ao ECAD, órgão que faz o recolhimento dos direitos das canções tocadas e cantadas nos eventos das grandes cidades.
Cerca de 3,7 milhões de pessoas passaram pela capital do agreste nos 72 dias de festa, assim afirmando o título de “Maior e Melhor São João do Mundo”, da então conhecida “Capital do Forró”.
A rede de hotelaria esteve ocupada em 100% da sua capacidade, e o aeroporto de Caruaru Oscar Laranjeira, reinaugurado recentemente teve 90% de ocupação de seus voos na ativa.
Em relação ao ano passado, os números do comércio na cidade aumentou consideravelmente em 60%, e cerca de 20 mil empregos foram gerados direta e indiretamente na cidade , tanto na zona rural como na zona urbana.
A cidade de Caruaru hoje é a segunda cidade do estado de Pernambuco que mais gerou empregos desde de o ano passado, o que também passa a ser um fator positivo nas pesquisas onde o atual prefeito’ Rodrigo Pinheiro lidera nas pesquisas para as próximas eleições.
Nos meios da imprensa, o São João de Caruaru foi notícia em países como Argentina, Paraguai, Portugal, Suíça e México, assim como em todo território nacional.
A TV da prefeitura (PrefTV) realizou uma cobertura de mais de 300 horas de transmissão que passou pela zona rural, e nos principais polos do evento.
Segundo levantamento, a aprovação do público chegou a 98%.
Sendo este São João o maior e mais seguro do Nordeste, com apenas 315 ocorrências registradas, sendo 46% a menos que o São João de 2023.
O secretário de cultura da cidade, Herlon Cavalcanti, foi convidado para falar sobre os artistas que fizeram parte da grade, parabenizando a apresentação de alguns que estavam presentes na cerimônia.
Diante do balanço geral, este sem dúvida foi o maior evento junino na cidade que começa a trabalhar para a realização do próximo ciclo junino, afirmando o título dado pelo cantor Jorge de Altinho, de “Capital do Forró”.
Matéria: Marcelo Rossiter.
Fotos: Genaro Almeida.