fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

Fantasia em homenagem a Luiz Gonzaga vence o Municipal do Recife

Compartilhe

Criatividade, luxo e beleza desfilaram no palco do Baile Municipal do Recife neste sábado (11). O tradicional concurso de fantasias abrilhantou o início da festa em disputa acirrada. Na categoria luxo, não houve 3º colocado porque os jurados consideraram empate no 2º lugar. A homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga foi destaque na categoria originalidade. Depois da apresentação das fantasias, artistas locais e nacionais assumiram o palco do Chevrolet Hall.

A grande vencedora da categoria originalidade foi a fantasia “A volta da Asa Branca, 100 anos do Rei do Baião”, de Severino Queiroga da Silva, e conquistou o prêmio de R$ 6 mil. As vestes destacam elementos do ambiente sertanejo, como mandacarus, chapéu e sanfona. A foto de Luiz Gonzaga ocupava a parte de trás da fantasia. Outro figurino também homenageou Gonzagão. Já o segundo lugar recebeu R$ 5 mil e foi ocupado pelas fantasias “Carcará, um pássaro negro do Sertão, história dos cordéis”, de Rayana Rodrigues. A 3ª colocação retrata os mistérios, as lendas e a dança da chuva dos Tuxauás. Ao todo, desfilaram sete fantasias.

Os figurinos na categoria luxo foram um espetáculo à parte. Grandes e enfeitadas, o peso das vestimentas por vezes chegavam a atrapalhar o deslocamento. A vencedora, de Sebastião Teixeira, foi a última a desfilar e fez homenagem ao barroco. O empate do 2º lugar ficou com as fantasias “Ai, ai saudade”, de João Bosco Mendonça, e “Elfo, o lendário da floresta”, de Sandro Farias, vencedor na mesma categoria no ano passado.

Criatividade, harmonia, expressão corporal e uniformidade e efeito visual do conjunto foram alguns dos critérios utilizados pela comissão julgadora. Para a categoria Luxo, o brilho (conferido por paetês, pedrarias e plumas, por exemplo) foi um dos itens relevantes. Já na categoria Originalidade, a comissão julgadora considerou a variedade dos materiais usados na fantasia, como plástico, couro, papel e panos de diversos tipos.

Compartilhe