Bem-vindo ao Gonzagão Online - O Maior Portal sobre a vida, a história e a obra de Luiz Gonzaga
Foto de Luiz Gonzaga
  Gonzagão, 25 anos de saudade!
Meu nome é Luiz Gonzaga, não sei se sou fraco ou forte, só sei que, graças a Deus, té pra nascer tive sorte, apois nasci em Pernambuco, o famoso Leão do Norte.
Nas terras do novo Exu, da fazenda Caiçara, em novecentos e doze, viu o mundo a minha cara.
No dia de Santa Luzia, por isso é que sou Luiz, no mês que Cristo nasceu, por isso é que sou feliz.
 
 

PARCEIROS DE LUIZ GONZAGA
 
Compartilhe :

Zé Dantas

Vozes da Seca é uma das musicas de sua parceria com Luiz Gonzaga

 
José Dantas Filho, ou Zédantas como gostava de assinar, nasceu em 27 de fevereiro de 1921 na cidade de Carnaíba, localizada no Sertão do Pajeú, em Pernambuco. Filho de José de Souza Dantas e Josefina Alves de Siqueira Dantas.

Ainda garoto, mudou-se para o Recife, lugar onde teve efetiva participação em jornais estudantis. Na maioridade participou de programas na Rádio Jornal do Commercio, considerada a mais expressiva em todo o Nordeste, ainda que sua participação fosse às escondidas, já que seu pai não concordava com tal postura. O compositor era dotado de um vasto conhecimento no que diz respeito às tradições e as raízes sertanejas, temáticas utilizadas em suas músicas, até então não gravadas.

O encontro com Luiz Gonzaga ocorreu no Recife, no Grande Hotel, então localizado no Cais de Santa Rita, onde o homem tímido mostrou suas composições ao ilustre Gonzagão. O Rei do Baião, encantado, decorou algumas músicas e prometeu gravá-las, atendendo a uma única exigência do compositor: não deixar transparecer seu sobrenome “Dantas”, por temer que seu pai – fazendeiro rígido – cortasse a sua mesada, que o mantinha estudando na capital.

Na década de 50, já formado, o compositor vai morar no Rio de Janeiro para fazer residência no Hospital dos Servidores. Nesse período, atinge o auge da parceria com Luiz Gonzaga, passando a ganhar dinheiro com o sucesso de suas músicas, o que lhe daria um padrão de vida melhor, o proporcionando sua independência financeira.

Zédantas faleceu em 11 de março de 1962, aos 41 anos de idade, deixando assim uma vasta e considerável obra que contribuiu para o grandioso sucesso de Luiz Gonzaga. Suas parcerias são consideradas clássicos da música popular brasileira, a exemplo de Vem Morena, Acauã, Riacho do Navio, A Volta da Asa Branca e Sabiá, entre muitas outras.
Fonte: http://www.recife.pe.gov.br
 
Músicas em Parceria com Luiz Gonzaga
 
 
Fotos de Zé Dantas
 
 
 
Conheça os outros parceiros de Luiz Gonzaga:
     
 

Humberto Teixeira

Junto com Gonzagão compôs o "Hino do Nordeste", Asa Branca. [Saiba+]

     
 

José Marcolino

"Todo tempo quanto houver pra mim é pouco..." (Sala de Reboco) [Saiba+]

BUSCA NO SITE




 

 
Família de retirantes nordestinos
Logomarca Gonzagão Online
Gonzagão Online. Desde 2001
Website Não Oficial de Luiz Gonzaga
 
MAPA DO SITE
História
Discografia
Parceiros
Seguidores
Multimídia
Feirinha
Contato
GONZAGÃO ONLINE
Quem somos
Premios e Indicações
Seja um parceiro
Anuncie no site
Divulgue sua banda gratuitamente
Divulgue seu evento gratuitamente
Links