fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

‘O fole roncou’ será o tema da XII edição do Fórum do Forró

Compartilhe

Aracaju-SE.
Acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de junho, no Teatro Atheneu, o Fórum do Forró, que este ano tem como tema principal ‘O fole roncou’. O evento, organizado pela Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju), abre oficialmente os festejos juninos da nossa capital. “Vi o livro ‘O fole roncou’ e achei o tema interessante para adotarmos este ano. O fórum é um espaço de estudo, de pesquisa, de valorização da música nordestina e da nossa cultura”, destaca a professora Aglaé Fontes, secretária-adjunta de Cultura.

Em sua XII edição, o fórum, que tem a entrada franca, reúne forrozeiros, artistas, pesquisadores e sociedade, numa discussão sobre os rumos que a música genuinamente nordestina tem tomado. O encontro contará ainda com mesa redonda, palestras, homenagens para os grandes nomes do ritmo, além de apresentações musicais.

A palestra de abertura será proferida pela professora Elba Braga Ramalho, do Ceará, que falará sobre o tema explorado no livro de sua autoria ‘Luiz Gonzaga – a síntese poética e musical do sertão’. O tema terá como moderadora Janaína Couvo, de Sergipe.

Na noite de abertura, o fórum contará também com o lançamento dos livros ‘Luiz Gonzaga: 100 anos do eterno rei do baião’ de José Marcelo Leal Barbosa; ‘Luiz Gonzaga a síntese poética e musical do sertão’, de Elba Braga Ramalho, e ‘O fole roncou’, de Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues.

Na quinta-feira, 13 de junho, dando sequência à programação do fórum, será realizada uma mesa redonda sobre a obra dos homenageados, cujo moderador será Irineu Fontes. Já no último dia do fórum, o tema a ser debatido pelos palestrantes Rosualdo Rodrigues e Carlos Marcelo, ambos da Paraíba, será ‘O fole roncou’, cujo moderador será Antônio Carlos Du Aracaju.

Homenagens

Dentro da programação do Fórum do Forró serão homenageados os compositores João Silva, Onildo Almeida (PE) e o forrozeiro sergipano Erivaldo de Carira. Os três receberão o Troféu Gerson Filho, na noite de abertura do evento.

Compartilhe