fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

Exposição “Lua Gonzaga” de Luiz Gonzaga chega a Sertânia

Compartilhe

A Exposição Lua Gonzaga, do Memorial Luiz Gonzaga chegou na noite de ontem(25) e ficará em Sertânia até o próximo dia 31 de janeiro, período em que será realizada a Semana Estudantil de Arte de Sertânia. Quem quiser ver a exposição Lua Gonzaga, basta ir ao América Esporte Clube, localizado na Rua Dr. Raul Lafayette, no centro da cidade.

A solenidade oficial de abertura acontece hoje, dia 26, às 19 horas, com a presença do supervisor do Memorial, da prefeita Cleide Ferreira e do vice-prefeito Jalvacy Dantas.

A exposição LUA GONZAGA é composta pos várias etapas, onde informa a origem do Rei do Baião, as primeiras influências artísticas, fotos de familiares, amigos e parceiros, biografia cronológica, discos, músicas, instrumentos que o mesmo tocou, ponto de consulta ao acervo digital do MLG, telão para exibição de filmes e documentários sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga.

Conheça um pouco sobre o Memorial Luiz Gonzaga

O Memorial Luiz Gonzaga (MLG) é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife, cujo principal objetivo é preservar e divulgar o maior legado de Luiz Gonzaga, sua obra musical, e tudo o que o envolve, conjunto patrimonial imaterial que revolucionou a música no Brasil das décadas de 40 e 50 do século XX, e contribuiu decisivamente para a formação da noção de nordestinidade no cenário cultural brasileiro.

O MLG é um centro de memória e pesquisa, que oferece aos seus visitantes casuais, pesquisadores e turistas, não apenas informações provenientes de seu acervo físico e projeto expográfico, mas objetiva também ser um centro receptor e difusor do conhecimento produzido sobre a obra do Rei do Baião, estabelecendo ligações e convênios com instituições afins, utilizando os recursos da tecnologia da informação com perfil dinâmico e propositivo.

O acervo atual do MLG foi constituído com a aquisição da coleção de Mávio Holanda, pela Prefeitura da Cidade do Recife, formada por discos raros de 78 rpm, Long Plays, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3. Constitui uma coleção singular do MLG, o conjunto de documentos cedidos para replicação pelo Parque Aza Branca, construído pelo Mestre do Araripe em seu torrão natal, na cidade de Exu – fotos, partituras e álbum de recortes.

Consciente de que a tarefa educativa é uma responsabilidade de toda instituição que guarda acervo patrimonial de uma comunidade, e que a educação é o melhor caminho para a perpetuação das tradições culturais, o MLG também propõe cursos, palestras e atividades semelhantes no âmbito do universo de sua referência.

Com informações do Tribuna do Moxotó

Compartilhe