Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

44ª Missa do Vaqueiro acontece essa semana

Compartilhe

Pelo 44º ano, acontece em Serrita, a 535 km do Recife, a Missa do Vaqueiro, maior evento religioso do Sertão pernambucano. Em 2014, a festa acontece entre os dias 24 e 27 de julho, reunindo vaqueiros de todas as partes do Brasil. A expectativa de público é de 70 mil pessoas.

O homenageado é o lendário vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga. Além da homenagem, os visitantes podem conferir vaquejadas, pegas de boi, exposição de artesanatos e shows de artistas regionais e locais, como Gabriel Diniz, Josildo Sá, Quinteto Violado, Dorgival Dantas, Sela Rasgada e Coral Aboios.

De acordo com a tradição, o início da celebração é dado com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, que levam, em honras a Raimundo Jacó, oferendas, como chapéu de couro, chicotes e berrantes ao altar de pedra rústica em formato de ferradura.

A missa, uma espécie de romaria pela cidade, acontece sempre ao ar livre e se assemelha bastante aos rituais católicos, embora possua algumas particularidades. No lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo. Este ano, a Missa será celebrada por Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Salgueiro.

Outra tradição iniciada em 1974 e mantida até hoje é a das músicas que embalam a Missa. As nove canções, conhecidas como Rezas de Sol, foram compostas por Janduhy Finizola, um doutor amigo de Luiz Gonzaga, a pedido do próprio Rei do Baião e seguem a estrutura dos ritos da igreja, tendo sempre como protagonistas o vaqueiro e a religião. Três das nove músicas ainda chegaram a ser gravadas por Gonzaga.

Esta é a primeira vez que a Missa será realizada após a regulamentação da profissão do vaqueiro. A lei, aprovada em 25 de setembro de 2013, é um motivo a mais para celebrar. Além de já ser um marco no calendário cultural do Sertão, a festa traz benefícios para a economia e o turismo da região, já que o número de visitantes é suficiente para lotar as hospedagens da cidade e dos municípios vizinhos, como Salgueiro, Exu, Parnamirim e Moreilândia, e movimentar o fluxo do comércio local.

A Missa do Vaqueiro é promovida pela Fundação Padre João Câncio, em parceria com a prefeitura de Serrita e a Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi na Caatinga do Alto Sertão de Pernambuco (Apega).

Sobre Raimundo Jacó

Por sua habilidade, Raimundo Jacó não atraía apenas o gado, mas também a inveja de outros vaqueiros, o que teria ocasionado a sua morte. Foi seu cachorro, fiel companheiro na aboiada, que teria velado seu corpo, todos os dias, até morrer também.

Essa história se tornou um clássico sertanejo. Parte disso se deveu a Luiz Gonzaga, Rei do Baião e seu primo, que, três anos após sua morte, o imortalizou com “A morte do vaqueiro”, uma de suas canções mais emblemáticas.

Não satisfeito, Gonzaga queria mais. Uniu-se a João Câncio dos Santos, o padre que, ao ver a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos, passou a pregar a palavra de Deus (só que vestido de gibão).

Juntos, fizeram do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro. A partir daí, no Sítio Lajes, em Serrita, onde o corpo de Jacó foi encontrado, passou-se a celebrar a Missa do Vaqueiro. O ano era 1970.

Como chegar

O município de Serrita possui cerca de 20 mil habitantes e está localizado na mesorregião do Sertão. Ao seu norte, encontra-se o estado do Ceará; ao sul, Terra Nova e Parnamirim; a leste, Cedro e Salgueiro; e a oeste, Moreilândia e Granito.

O acesso, do Recife a Serrita, se dá pela BR-232 e pela PE-507. Do Terminal Rodoviário do Recife, a empresa Progresso opera a rota. Sai todos os dias, exceto aos sábados, às 20h50. O valor da ida é R$90,80. A volta custa R$86, saindo sempre às 21h10 (também não há serviço aos sábados). A reserva pode ser feita no www.progressoonline.com.br. Mais informações: (81) 2121-9090.

Onde ficar

Além de pousadas e casas de família, a cidade de Serrita não oferece muitas outras opções de hospedagem. Os dois endereços mais procurados são a Pousada Sertaneja (F.: (87) 3882-1259) e a Pousada Brilho do Sol (F.: (87) 3882-1236).

Próximo, o município de Salgueiro concentra o maior número de leitos da região. O site da Prefeitura lista alguns endereços. Clique aqui.

Confira a programação da 44ª Missa do Vaqueiro:

24 de julho, quinta-feira (Vila Ipueira)
Trios de forró pé de serra

25 de julho, sexta-feira
Dorgival Dantas
Flávio Leandro
Caninana
Joquinha Gonzaga
Kinho Callou
Bueno Novais
Manoel do Exu

26 de julho, sábado
Coral Aboios
Quinteto Violado
Gabriel Diniz
Sela Rasgada
Fábio e Nando
Danilo Pernambucano
Banda Thempus do Forró

27 de julho, domingo
Josildo Sá com part. do Quinteto Violado, Flávio Leandro, Pedro Bandeira e Coral Aboios
Ronaldo Aboiador
Fernando Aboiador
Pedro Bandeira (repentista)
Chico Justino e Cícero Mendes
Celebração da Missa do Vaqueiro presidida pelo Bispo Dom Magnu

Compartilhe